...

...

No ar: ...

...

Imagem de Nazaré é homenageada por terra e águas em procissões que reúnem milhares no Círio 2025

Publicada em: 11/10/2025 14:56 -

Romaria fluvial contou com centenas de embarcações, e a moto romaria encerrou a manhã deste sábado, 11, com passeio de motocicletas entre avenidas da cidade.

Milhares de fiéis homenagearam a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré na manhã deste sábado (11), durante as procissões rodoviáriafluvial e moto romaria, na capital paraense.

As celebrações fazem parte das 14 procissões oficiais do Círio de Nazaré 2025, uma das principais manifestações religiosas do Brasil.

Romaria Rodoviária começou às 5h, quando a imagem partiu da Igreja Matriz de Ananindeua rumo ao novo terminal hidroviário de Icoaraci, distrito de Belém.

A Diretoria da Festa de Nazaré estimava a participação de 750 mil pessoas nesta procissão, a terceira do Círio 2025.

 

Romaria Fluvial é uma das procissões mais tradicionais do Círio de Nazaré. — Foto: Thaís Neves/g1 Pará

Às 9h, teve início a Romaria Fluvial com a saída do terminal hidroviário, levando a imagem pela baía do Guajará até a Escadinha da Estação das Docas, ponto histórico de chegada marcada por tradicionais homenagens.

O arcebispo de Belém, Dom Júlio Endi Akamine, que vivenciou pela primeira vez o Círio, destacou a emoção e a fé dos devotos.

 

"O Círio das Águas, que está prestes a completar 40 anos, cresce em participação a cada edição", afirmou. "Espero que todos guardem essa experiência de devoção e encontro com Cristo como um tesouro a ser compartilhado."

 

Durante o trajeto fluvial, a imagem recebeu homenagens, como a soltura de fogos no Ver-o-Rio, no bairro do Umarizal. O navio Garnier Sampaio, conduzido pela Marinha do Brasil, finalizou a romaria às 11h15 na Escadinha.

 

O vice-almirante Adriano Marcelino Batista, comandante do 4º Distrito Naval, expressou sua emoção por participar pela primeira vez da Romaria Fluvial e destacou a participação recorde de quase 300 embarcações, o que exigiu rigor na segurança. Imagem peregrina se aproxima do Complexo Turístico Ver-o-Rio, em Belém. — Foto: Antenor Filho/ TV Liberal Após a chegada, a imagem peregrina foi retirada do navio para ser conduzida até a Estação das Docas, onde recebeu honras de chefe de Estado, conforme a legislação estadual que declara Nossa Senhora de Nazaré padroeira do Pará e rainha da Amazônia. Em seguida, foi iniciada a Moto Romaria, a quinta procissão do Círio, com centenas de motos seguindo da Avenida Presidente Vargas até a Avenida Nazaré.No colégio Gentil Bittencourt, a imagem foi colocada em altar para a missa das 17h e posterior início da Trasladação, aguardada por mais de 1 milhão de pessoas nas ruas de Belém. O turista de Brasília Paulo Roberto Carvalho, teólogo, emocionado, destacou o fervor da festa: "É muito belo ver a fé das pessoas, a devoção católica, a hiperdulia a Nossa Senhora, venerada com sacrifício e amor tanto pela via fluvial quanto terrestre." O Círio de Nazaré, celebrado há 232 anos, é a maior manifestação católica do Brasil em termos de participação de fiéis ao longo das procissões oficiais.

Círio de Nazaré: entenda os principais elementos da maior festa católica do Brasil. — Foto: g1

 
Círio de Nazaré: fé que restaura tesouros da Amazônia
 
 
 
 

Círio de Nazaré: fé que restaura tesouros da Amazônia

 
50 vídeos
Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...