Player
 

 

No ar: ...

...

Bielsa grita após queda do Uruguai na Copa e diz que Muslera pediu para sair: 'Não tomei a decisão'

Publicada em: 27/06/2026 10:04 -

 

Uruguai é eliminado na fase de grupos, e Bielsa admite fracasso após derrota para a Espanha

A seleção do Uruguai está eliminada da Copa do Mundo FIFA 2026. A equipe foi derrotada por 1 a 0 pela Espanha nesta sexta-feira (27), no Estádio Akron, em Zapopan, no México, pela terceira rodada do Grupo H, encerrando sua participação ainda na primeira fase.

Bicampeã mundial, com os títulos de 1930 e 1950, a Celeste somou apenas dois pontos na competição sob o comando do técnico Marcelo Bielsa. Com o resultado, Cabo Verde garantiu a segunda vaga do grupo para as oitavas de final.

Após a partida, Bielsa reconheceu o desempenho abaixo das expectativas e assumiu a responsabilidade pela campanha.

"Não consegui aproveitar o potencial que o Uruguai tinha em seus jogadores. Não consegui garantir que o nível individual dos jogadores nos permitisse formar uma equipe forte, compatível com a qualidade de seus integrantes", afirmou ao DSports.

O ciclo do treinador argentino foi marcado por turbulências, inclusive durante as Eliminatórias Sul-Americanas, apesar da classificação na quarta colocação, com 28 pontos. Na véspera do confronto decisivo contra a Espanha, a imprensa uruguaia noticiou um suposto descontentamento no elenco em razão da intensa carga de treinamentos.

Ao longo do trabalho, Bielsa também acumulou atritos com jogadores importantes. Um dos casos envolveu o atacante Agustín Canobbio, do Fluminense Football Club, que chegou a ficar fora de convocações antes de ser reintegrado. Outro nome apontado pela imprensa como desafeto do treinador foi o capitão Federico Valverde, substituído no início do segundo tempo, quando o Uruguai já estava em desvantagem.

Outra decisão bastante criticada foi a escolha de Fernando Muslera como titular no gol, deixando no banco Sergio Rochet, do Sport Club Internacional. Muslera falhou em partidas contra Arábia Saudita, Cabo Verde e também diante da Espanha. No intervalo do duelo desta sexta-feira, acabou sendo substituído por Rochet.

Segundo Bielsa, a troca não partiu da comissão técnica.

"Eu não tomei a decisão, foi uma decisão do próprio Muslera", explicou o treinador.

A eliminação aumenta a pressão sobre Marcelo Bielsa, cujo futuro no comando da seleção uruguaia passa a ser alvo de questionamentos após uma campanha muito abaixo das expectativas.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...