Mais de 141 mil trabalhadores ainda não sacaram o abono salarial PIS/Pasep
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) alertou nesta segunda-feira (22) que 141.628 trabalhadores ainda não sacaram o abono salarial PIS/Pasep referente ao ano-base 2023. O prazo final para retirada do benefício é 29 de dezembro.
Segundo o governo federal, 99,47% dos beneficiários já receberam o pagamento, o que representa R$ 30,7 bilhões injetados na economia. Quem não fizer o saque até a data limite precisará aguardar uma convocação especial do ministério para acessar o valor futuramente.
O abono é destinado a trabalhadores que receberam até dois salários mínimos mensais em 2023, estejam cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e tenham trabalhado com carteira assinada por no mínimo 30 dias no ano de referência.
Consulta e pagamento
A consulta pode ser feita pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou pelo portal Gov.br.
-
Trabalhadores do setor privado recebem pela Caixa Econômica Federal.
-
Servidores públicos devem procurar o Banco do Brasil.
Quem possui conta nos bancos recebe o valor automaticamente. Já os não correntistas podem sacar pelo aplicativo Caixa Tem, além de agências bancárias, lotéricas e terminais de autoatendimento.
Em caso de dúvidas ou inconsistências nos dados informados pelo empregador, o atendimento está disponível pelo telefone 158 (Alô Trabalho). O calendário do abono para 2026 já foi aprovado e deve ter início em 15 de fevereiro.
