Governo de MS divulga classificação final e convoca 550 candidatos para Curso de Formação da Polícia Civil
O Governo de Mato Grosso do Sul publicou nesta quinta-feira (18) a classificação final e a convocação para matrícula no Curso de Formação Policial (CFP) do concurso da Polícia Civil. A etapa é decisiva para o provimento dos cargos de Agente de Polícia Judiciária, nas funções de Investigador e Escrivão.
A convocação, assinada pela Secretaria de Estado de Administração (SAD) e pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), chama 550 candidatos para a fase final do certame, sendo 440 para o cargo de Investigador e 110 para Escrivão.
A matrícula deve ser realizada exclusivamente de forma online, por meio do site da banca organizadora (avalia.org.br), entre esta quinta-feira (18) e as 23h59 do dia 22 de dezembro de 2025. O edital alerta que o candidato que não efetuar a matrícula dentro do prazo será automaticamente eliminado.
Entre os documentos exigidos estão RG, CPF, título de eleitor, diploma de nível superior e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “B” ou superior. Também é necessário apresentar atestado médico recente que comprove aptidão para atividades físicas. Como todo o processo é digital, a orientação é para que os arquivos estejam legíveis e completos, evitando indeferimentos.
A convocação respeita a ordem de classificação e as cotas previstas em lei. Para o cargo de Investigador, foram chamados 316 candidatos da ampla concorrência, 88 cotistas negros, 13 cotistas indígenas e 23 pessoas com deficiência (PCD). Já para Escrivão, a lista contempla 79 da ampla concorrência, 22 cotistas negros, 3 cotistas indígenas e 6 PCDs.
A publicação no Diário Oficial também traz anexos com os resultados finais de etapas eliminatórias, como avaliação psicotécnica, exame médico e investigação social, além das listas específicas por modalidade de cota.
O Curso de Formação Policial será coordenado pela Academia de Polícia Civil Delegado Júlio César da Fonte Nogueira (Acadepol). A carga horária mínima é de 600 horas/aula, com dedicação exclusiva. As atividades poderão ocorrer em períodos noturnos, além de sábados, domingos e feriados.
Durante o CFP, os alunos receberão ajuda de custo para transporte e alimentação. No entanto, o curso é eliminatório: o candidato poderá ser desligado caso não alcance 90% de frequência ou 70% de aproveitamento nas disciplinas. As respostas aos recursos interpostos contra resultados preliminares estarão disponíveis no site da organizadora por até 10 dias.
