Aleksander Avalca, sócio da 4blue, mostra erros que prejudicam o lucro da empresa.

Uma companhia determinada em auxiliar a administração de pequenas e médias empresas, tendo como um dos lemas o somatório de conhecimento e a ação de gerar resultados, passando esse aprendizado de forma simples e prática, sem chatice.

Assim como a Americanas, que já perdeu mais de R$ 9 bilhões em valor de mercado desde que foi anunciado um rombo financeiro na companhia e decidiu abandonar o patrocínio do "BBB 23", a empresa já passou por alguns momentos ruins, chegando a perder R$ 4 milhões, o que para muitos outros poderia se tornar um agravante que levaria ao fim do ciclo.

Mas esse momento levou a grandes aprendizados no qual tem sido utilizado para ensinar outros empresários a não cometerem os mesmos erros. Aleksander Avalca, sócio da 4blue, explica os erros que a empresa cometeu para prevenir outros empresários que também estejam num momento de alto crescimento.

O primeiro erro para a perda foi a desatenção nos números causado pelo "viés do otimismo", que se baseia em acreditar em resultados positivos futuros, mesmo que eventualmente os dados mostrem o contrário.

"Quando você acumula mais de uma década de crescimento, ano após ano, o seu cérebro se 'recusa' em acreditar que você terá um resultado ruim. Assim, mesmo com números apontando um cenário negativo, o viés do otimismo faz com que o empresário siga seu plano original", comenta.

Outro fator que gera a perda é a falta da cultura de reduzir custos. Qualquer empresa que cresce muito começa a ter custos fixos aumentados e não foi diferente com a 4blue, que em 2021 aumentou e muito seus ganhos, mas acabou não enxugando seus gastos fixos, impedindo que as contas batessem.

Mais uma falha para a perda de capital é o alto investimento em projetos novos ou inovadores. O comum, quando se está iniciando um novo projeto em uma área que se conhece pouco, é fazer um investimento com os mais baixos valores possíveis, assim, tanto o êxito quanto o fracasso são mensuráveis.

"Em um ano nós aportamos mais de 1 milhão de reais no yampa, nosso software de controle financeiro para pequenas empresas. Talvez com mais cautela e planejamento poderíamos ter aplicado metade do valor e chegado nos mesmos resultados", diz Aleksander Avalca.

A falta de um portfólio completo de produtos para serem oferecidos ao cliente também afeta a gestão financeira. A venda mais simples de se fazer é aquela que é feita para quem já é cliente, por isso, oferecer um serviço completo, com vasta amplitude, analisando as possíveis demandas futuras do cliente é uma excelente oportunidade, não só para manter a freguesia fidelizada, mas também aumentar os valores ganhos.

OS BENEFÍCIOS DE UMA GESTÃO FINANCEIRA EFICIENTE

Por ter passado por essas situações, a 4blue tem sido capaz de transmitir ao cliente o serviço mais fidedigno e real, sendo ela uma empresa especializada na área fornecendo experiências reais, ótimo atendimento e resultado com garantia de lucro aos seus clientes.

Aleksander Avalca finaliza com uma importante lição: "Nós somos especialistas em finanças. Vivemos a gestão financeira desde 2009. Já ensinamos sobre finanças para mais de 30 mil clientes. Mas mesmo com toda essa bagagem, acabamos nos descuidando dos números. Não importa se você tem décadas de experiência ou se está começando agora: dinheiro não aceita desaforo. Meia dúzia de erros podem ser fatais para qualquer negócio. Felizmente tínhamos uma excelente reserva financeira e acordamos para a realidade a tempo de fazer os ajustes necessários."

Fonte: Purepeople.com.br